segunda-feira, 14 de março de 2011

Turma do Coaxo

Você saberia me dizer a diferença entre sapos, pererecas e rãs??? É claro que não! rs
Então como uma boa Sapinha que sou, lhes direi. Afinal de contas, autoconhecimento é tudo!



Turma do Coaxo

Sapos, rãs e pererecas são anfíbios que pertencem ao grupo Anura, e o que temos em comum é apenas o fato de coaxarmos e de que a temperatura do nosso corpo varia conforme a do ambiente. No mais, somos muito diferentes.




      Os Sapos possuem atrás da cabeça (próximo aos olhos) algumas glândulas capazes de expelir veneno. E vocês sabiam que, é graças à toxina presente nessas glândulas, nossa pele é cheia de verrugas??? Perdemos em relação à aparência (somos gordinhos), mas ganhamos em matéria de defesa pessoal: pois espantamos os predadores, graças ao mau cheiro e à própria toxina que expelimos nos momentos de perigo. Outra curiosidade é que os sapos gostam de viver no seco e só vão para a água para se reproduzirem. Portanto, não nos taquem água! rs





                                                                                   
      Já as Pererecas são magrinhas (coitadas rs), não têm verrugas, listas ou manchas. Os olhos são grandes e saltados, e as pernas são magras e longas. Na ponta dos dedos, curtos, encontram-se discos adesivos, feito bolinhas, que ajudam na locomoção. Gostam de viver em cima de vegetais, por isso seu endereço são as matas. Aproveitam a noite, para se alimentarem de insetos; aliás, adoram baratas rsrs.








Agora as Rãs também possuem aquelas glandulazinhas que liberam toxinas. Porém ficam espalhadas em suas costas, que costumam ser cheias de listas. Seu corpo é bem mais esguio do que o dos sapos, a pele é lisa, e, ainda por cima, preferem passar o tempo todo na água. Os membros posteriores são bastante desenvolvidos, o que faz das rãs as campeãs de saltos, entre os anuros.







No final, macho vira fêmea

Ao envelhecer, muito sapo macho vai se afeminando (sinceramente isso não acontece apenas com anfíbios, rsrs) esse processo pode até torná-lo capaz de gerar filhotes. Isso porque, grudado sobre os testículos, há um tecido ovariano que se mantém em estado embrionário, enquanto dura a liberação normal de testosterona, o hormônio sexual masculino. Quando a dosagem dessa substância despenca, por causa da idade avançada ou por algum problema nos testículos, o órgão começa a produzir óvulos prefeitos, prontos para serem fecundados por outro macho. 


Saltando para a vida

Sapos, rãs e pererecas são animais de hábitos sedentários, que podem ser encontrados, ano após ano, morando na mesma moita ou toca (é incrível a veracidade dos fatos rsrs) Apesar de não apreciarem mudanças, costumam ser extremamente ágeis e sua especialidade, em matéria de locomoção, é pular. O pulo, além de muitas vezes facilitar a captura de alimento, é uma excelente forma de escapar dos predadores. Pois nossa carne macia é agradável ao paladar de pássaros, répteis (sou venenosa viu Guilherme? rsrs) e do próprio homem.


Bjus
Sapinha

3 comentários:

  1. kkkkkkkk..... juro que não vou comentar....
    acho q tô velho e virei sapo.. aliás.. sapa! huahuauhauha;;;ops.. melhor não.."sapa" não...! uhauhahuahu

    ótemo texto

    ResponderExcluir
  2. Muito bom!!! Nunca tinha me perguntado isso...risos

    ResponderExcluir
  3. Adorei!!!!! Curiosidades a parte, textinho bom e divertido! rs

    ResponderExcluir