domingo, 1 de maio de 2011

MORRIGAN

Morrigan (Morrigane/Morrigu), filha de Étrange (Ernmas), é a Senhora do fim e da morte, tendo como animal representativo um corvo. Uma das grandes deusas da tribo dos Thuatha Dé Danann.
Narrada como uma magnífica e sensual mulher com cabelos negros que vão até a cintura, por vezes vestidas com a cor vermelha como o sangue e com uma pena negra presa em suas tranças. É a imagem tradicional de uma deusa da guerra, da sexualidade e da magia, estando estes três domínios indubitavelmente associados à tradição celta em que os guerreiros recebem duma mulher a iniciação sexual, mágica e guerreira. Reinava sobre os campos de batalha e  junto com suas irmãs Badb e Macha eram conhecidas pelo nome de " Três Morríghans" relacionadas a triplicidade que para os celtas, significava a intesificação do poder. Associada aos corvos, ao mar, as fadas e a guerra, além da associação à Maeve, rainha de Connacht, casada com o rei Ailill e a Morgana, das lendas arthurianas. Um bom exemplo destas características é quando Lugo (Lugh) pergunta para Morrigan qual seria a sua contribuição para derrotar os exércitos dos Fomoire (dentro da segunda grande batalha de Mag-Tured) ela responde: "Não te preocupes: tudo o que eu quiser alcançarei, graças ao poder dos meus feitiços. A minha arte aterrorizará de tal modo os Fomore que a planta dos seus pés ficará branca, e os seus maiores campeões terão uns a seguir aos outros devido à retenção da urina. Quanto aos outros guerreiros, fá-los-ei ter tanta sede que ficarão enfraquecidos, e farei com que todas as fontes fujam deles de modo a não poderem matar a sede. E enfeitiçarei as árvores, as pedras e as elevações de terra de tal modo que, confundindo-as com contingentes de homens armados, os inimigos nelas se perderão cheios de terror e de pânico".
Nos mitos relacionou-se com Dagda e apaixonou-se pelo grande herói celta, CuChulainn, que despertou toda sua fúria, ao rejeitá-la. Deusa da morte e do renascimento, da fertilidade, do amor físico e da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário