quinta-feira, 16 de junho de 2011

O Nascimento de Cúchulainn - Por Corujão

Dechtire a mãe de Cúchulainn estava sentada à sua festa de casamento prestes a se casar com o chefe de Ulster Sualtam. Quando uma mosca pousou em sua taça de vinho. Ela bebeu o vinho sem perceber e caiu em um sono profundo.  Lugh, o deus da luz lhe apareceu num sonho e lhe revelou que ele era a mosca que ela havia engolido. Ele transformou Dechtire e as suas cinqüenta donzelas que serve em um bando de pássaros, e todos eles desapareceram sem deixar rasto.

Muitos meses depois, os Guerreiros de Emain Macha estavam caçando, quando notaram um bando maravilhoso de lindos pássaros, então eles decidiram dar caça a estas aves. Eles seguiram em seus carros por um bom tempo até que a escuridão caiu, e eles descobriram que haviam chegado Brugh nd Boyne o lar dos Deuses e Deusas. De repente, viram uma sala grande, de tal magnificência que nunca conseguia se lembrar de ver antes.

Um homem alto e bonito cumprimentou-os e convidou-os dentro de alguns alimentos e bebidas. Quando entraram, viram uma linda mulher com suas cinquenta donzelas servindo sentado à mesa, que estava carregado com a festa mais suntuosa que já tinham posto os olhos. Quando tinham acabado de comer e beber eram oferecidos leitos para a noite e devidamente aposentado. No entanto o sono foi quebrado pelo choro de um bebê recém-nascido no meio da noite.

Quando acordou seu hospedeiro revelou que ele não era outro senão Lugh, o Braço-Longo e que a mulher é Dechtire meia-irmã do rei Conchobar mac Nessa , e que ela tinha acabado de dar à luz um filho que era para ser levado de volta para Emain Macha e criado na corte e treinado nos caminhos do guerreiro. Assim, os guerreiros escoltado Dechtire, seu filho e as suas cinqüenta donzelas de volta à Emain Macha, onde houve muita alegria em seu retorno seguro. Sualtam recebeu ela e seu filho em sua casa e cuidou do menino como a sua própria carne e sangue, e ele foi nomeado Setanta, posteriormente conhecido como o herói Cúchulainn

Nenhum comentário:

Postar um comentário