Então como uma boa Sapinha que sou, lhes direi. Afinal de contas, autoconhecimento é tudo!
Turma do Coaxo
Sapos, rãs e pererecas são anfíbios que pertencem ao grupo Anura, e o que temos em comum é apenas o fato de coaxarmos e de que a temperatura do nosso corpo varia conforme a do ambiente. No mais, somos muito diferentes.
Os Sapos possuem atrás da cabeça (próximo aos olhos) algumas glândulas capazes de expelir veneno. E vocês sabiam que, é graças à toxina presente nessas glândulas, nossa pele é cheia de verrugas??? Perdemos em relação à aparência (somos gordinhos), mas ganhamos em matéria de defesa pessoal: pois espantamos os predadores, graças ao mau cheiro e à própria toxina que expelimos nos momentos de perigo. Outra curiosidade é que os sapos gostam de viver no seco e só vão para a água para se reproduzirem. Portanto, não nos taquem água! rs

Já as Pererecas são magrinhas (coitadas rs), não têm verrugas, listas ou manchas. Os olhos são grandes e saltados, e as pernas são magras e longas. Na ponta dos dedos, curtos, encontram-se discos adesivos, feito bolinhas, que ajudam na locomoção. Gostam de viver em cima de vegetais, por isso seu endereço são as matas. Aproveitam a noite, para se alimentarem de insetos; aliás, adoram baratas rsrs.

No final, macho vira fêmea
Ao envelhecer, muito sapo macho vai se afeminando (sinceramente isso não acontece apenas com anfíbios, rsrs) esse processo pode até torná-lo capaz de gerar filhotes. Isso porque, grudado sobre os testículos, há um tecido ovariano que se mantém em estado embrionário, enquanto dura a liberação normal de testosterona, o hormônio sexual masculino. Quando a dosagem dessa substância despenca, por causa da idade avançada ou por algum problema nos testículos, o órgão começa a produzir óvulos prefeitos, prontos para serem fecundados por outro macho.
Saltando para a vida
Sapos, rãs e pererecas são animais de hábitos sedentários, que podem ser encontrados, ano após ano, morando na mesma moita ou toca (é incrível a veracidade dos fatos rsrs) Apesar de não apreciarem mudanças, costumam ser extremamente ágeis e sua especialidade, em matéria de locomoção, é pular. O pulo, além de muitas vezes facilitar a captura de alimento, é uma excelente forma de escapar dos predadores. Pois nossa carne macia é agradável ao paladar de pássaros, répteis (sou venenosa viu Guilherme? rsrs) e do próprio homem.
Bjus
Sapinha
kkkkkkkk..... juro que não vou comentar....
ResponderExcluiracho q tô velho e virei sapo.. aliás.. sapa! huahuauhauha;;;ops.. melhor não.."sapa" não...! uhauhahuahu
ótemo texto
Muito bom!!! Nunca tinha me perguntado isso...risos
ResponderExcluirAdorei!!!!! Curiosidades a parte, textinho bom e divertido! rs
ResponderExcluir