quarta-feira, 30 de março de 2011

AUTOCONHECIMENTO

Examine com rigor, quais são as bases de sua religião (seja ela qual for), para que você possa afirmar algo! Não julgue um caminho, uma religião, tão antiga e tradicional, por aquela que você acredita e crê. Sei que muitos apenas então buscando seu autoconhecimento. Mas entendam meus caros, que é preciso saber distinguir uma religião da outra. Não saiam por aí afirmando ser quem você não é. Ou talves até seja dentro do ilusionismo por você criado. Mas não tente me obrigar a aceitar aquilo que você nomeia de tradição. Pois a Bruxaria que eu conheço e sigo com imenso prazer, essa sim é tradicional. Então não me venha falar de tradicionalidade se você mesmo não tem certeza do que fala. Não tem certeza de sua origem, de sua caminhada. Reflita. Busque as raízes de sua morada, e se realmente ela existir, daí então me procure e conversaremos com franqueza, clareza e acima de tudo, respeito. Venha de mente limpa e coração aberto. Se abra para a realidade, para a tradicionalidade e acima de tudo autoconhecimento. Porque meu caminho é límpido, respeitoso e acima de tudo belo. A Bruxaria pode não precisar de "conselho", mas muita gente precisa.
Sem mais,

Peregrina Nayele

sábado, 26 de março de 2011

Verde... como o tom da minha Túnica

É engraçado como algumas características antes tão indiferentes, agora se fazem presentes em mim. Sempre me chamou muita atenção trabalhos artesanais, de reciclagem e etc., mas me faltava entusiasmo. Hoje me sinto literalmente funcional quando extravaso minhas tão passivas energias no artesanato.  Sendo filha de Lugh, Deus das mil artes e túnica verde... não poderia ser diferente.

Nesta semana me empenhei em uma arte que a muito não praticava: o Bordado.
Foi um trabalho mais interno o que externo. A suavidade da linha, a precisão da agulha. Dúvidas, pouca companhia e muito trabalho. É incrível como a calmaria é capaz de nos fazer refletir. Nos interiorizar e nos fazer querer mudar, transformar.
Essa semana tem sido muito atípica. Muito mais do que aprendendo, estou ensinando. Transmitindo vivências que há um ano seriam desconhecidas para mim, e eu me perguntaria: Será mesmo possível?
Hoje afirmo com absoluta certeza, sim tudo é possível. Sim, você pode mudar, crescer e transmutar. Basta acreditar e intentar para que isso aconteça.

Tem sido uma semana de mudanças. De boas mudanças. Bons contatos e novos amigos.
Comecei a semana com uma limpeza e a muito não fazia. Limpei meu altar, fiz minhas oferendas, invocações e agradecimentos por todos os frutos bons que tenho colhido.
Recebi um presente, algo tão singelo, mas de tamanha importância. Uma flor de uma fada. Me senti feliz e lisonjeada.
Mais uma vez agradeço. Obrigada Mestre, pela singela e prazerosa tarefa imposta. Obrigada as minhas novas amizades, por me fazerem enxergar o quanto ainda tenho que transmutar. E um imenso obrigada, a esses seres feéricos, que tem trazido fluidez e leveza ao meu lar.




Me abrindo para a transformação...


sexta-feira, 25 de março de 2011

Ação e fluidez


Trilhando por caminhos antes inexplorados e aprendendo lições de muito valor. Estamos finalizando mais uma Roda, fechando mais um circulo. Sendo assim, não poderia postar algo e deixar de falar em mudanças. Quero lidar com o mundo, e não apenas sobreviver, quero viver! Conhecer e desfrutar de tudo o quanto é bom, e que a vida possa me proporcionar. Em Sanhaim, comemorarei um ano de peregrinação e aprendizado. Botei de lado certos sentimentos como meu ego, raiva e intolerância, pois sei que os mesmos me atrapalhariam e cegariam minha visão. Hoje, zelo pelo que tenho, agradeço por isso e intento para que tudo melhore. Valorizo meu presente, pensando nas oportunidades que o futuro me trará. Porém sem deixar de lado minhas origens, sempre honrando meu passado e meus ancestrais. Por que afinal, o que eu seria senão fossem eles?

Em Samhain comemoramos a chegada do inverno, que para os Celtas simbolizava a morte, pois suas plantações, animais e membros da família não resistiam a temperaturas tão baixa. Em particular, gosto muito dessa festividade, porque ressalva e transmite um conteúdo familiar. É a comemoração de uma nova era.
Porém não posso deixar de me emocionar em recordar Lughnasadh. Lugh me trouxe toda sua arte e beleza; abrindo portais físicos e espirituais, há muito invisíveis para mim. Se antes havia um restinho de dúvida, agora não há mais. Sinto a Bruxaria correndo em minhas veias e tudo se tornou tão fluídico, que mal posso acreditar. A presença de meu Animal é tão intensa, que às vezes sinto vontade de pular numa lagoa rs. Sinto o Caldeirão borbulhar... e minha túnica me chamar. Há tanto a ser feito... tantos caminhos sendo abertos. Mas sei por onde devo trilhar.

Aos que estão agora começando, me arrisco a dizer que não é fácil. O caminho é montanhoso e com muitas pedras. O que o tornará diferente não é a quantidade de vezes que você irá tropeçar e cair, e sim quantas você irá se levantar, sacudir a poeira e continuar de cabeça erguida. Aprendendo sempre, com cada tropeço. No fim você verá o quão belo e gratificante é. Sabendo disso, honre os Deuses, seus Ancestrais, seu Clã e será recebido de braços abertos, assim como eu fui.

Suave coaxo...

Sapinha Peregrina

Mundo inquietante, mundo fascinante. Este espaço(tempo) vive de caminhar. Faz-se caminho assim. Esperando que alguma parte da beleza do mundo aqui se guarde, fugaz. E que o Peregrino, mesmo cansado, inquieto sempre, possa ser dos que seguem o caminho mais incerto e mais belo, mesmo que o horizonte seja longínquo. Por onde se encontra a senda da beleza do mundo, que se perde na rotina e na banalidade. O Peregrino gosta de pensar que é essa a sua causa.

quarta-feira, 23 de março de 2011

MITOLOGIA CÉLTICA : Poetizando Deuses


Dagda
O deus supremo celta se apresenta
Figura paternal e protetora
Na imagem que se mostre aonde fora
O tempo quando vence uma tormenta,

Imensa força Dagda possuindo
Armado de uma clava traz em sorte
Um caldeirão aonde se comporte
A mágica poção em termo infindo,

Onipotente Ser, um deus enquanto
Vencendo o que pudesse noutro ponto
E quando de tal fonte quero e apronto
Trazendo a cada passo um novo encanto,

E tendo em raro assento a divindade
Expressa esta potência em liberdade.



Danu
Esposa de Dagda, deusa da Terra
Reinando sobre a vida e sobre a morte
E assim se desenhando todo norte
Aonde a realidade ali descerra,

O tempo noutro instante já desterra
O quanto poderia e neste aporte
Sem nada que deveras me conforte
O medo noutra face em fúria berra.

Ao possuir as faces mais diversas
Da Mãe, da primavera e da guerreira
E quando em Seu caminho tu te versas

Verás a plenitude e nisto crendo
A sorte desenhada derradeira
E nisto qualquer sonho é mero adendo.
VALMAR LOUMANN


segunda-feira, 14 de março de 2011

Turma do Coaxo

Você saberia me dizer a diferença entre sapos, pererecas e rãs??? É claro que não! rs
Então como uma boa Sapinha que sou, lhes direi. Afinal de contas, autoconhecimento é tudo!



Turma do Coaxo

Sapos, rãs e pererecas são anfíbios que pertencem ao grupo Anura, e o que temos em comum é apenas o fato de coaxarmos e de que a temperatura do nosso corpo varia conforme a do ambiente. No mais, somos muito diferentes.




      Os Sapos possuem atrás da cabeça (próximo aos olhos) algumas glândulas capazes de expelir veneno. E vocês sabiam que, é graças à toxina presente nessas glândulas, nossa pele é cheia de verrugas??? Perdemos em relação à aparência (somos gordinhos), mas ganhamos em matéria de defesa pessoal: pois espantamos os predadores, graças ao mau cheiro e à própria toxina que expelimos nos momentos de perigo. Outra curiosidade é que os sapos gostam de viver no seco e só vão para a água para se reproduzirem. Portanto, não nos taquem água! rs





                                                                                   
      Já as Pererecas são magrinhas (coitadas rs), não têm verrugas, listas ou manchas. Os olhos são grandes e saltados, e as pernas são magras e longas. Na ponta dos dedos, curtos, encontram-se discos adesivos, feito bolinhas, que ajudam na locomoção. Gostam de viver em cima de vegetais, por isso seu endereço são as matas. Aproveitam a noite, para se alimentarem de insetos; aliás, adoram baratas rsrs.








Agora as Rãs também possuem aquelas glandulazinhas que liberam toxinas. Porém ficam espalhadas em suas costas, que costumam ser cheias de listas. Seu corpo é bem mais esguio do que o dos sapos, a pele é lisa, e, ainda por cima, preferem passar o tempo todo na água. Os membros posteriores são bastante desenvolvidos, o que faz das rãs as campeãs de saltos, entre os anuros.







No final, macho vira fêmea

Ao envelhecer, muito sapo macho vai se afeminando (sinceramente isso não acontece apenas com anfíbios, rsrs) esse processo pode até torná-lo capaz de gerar filhotes. Isso porque, grudado sobre os testículos, há um tecido ovariano que se mantém em estado embrionário, enquanto dura a liberação normal de testosterona, o hormônio sexual masculino. Quando a dosagem dessa substância despenca, por causa da idade avançada ou por algum problema nos testículos, o órgão começa a produzir óvulos prefeitos, prontos para serem fecundados por outro macho. 


Saltando para a vida

Sapos, rãs e pererecas são animais de hábitos sedentários, que podem ser encontrados, ano após ano, morando na mesma moita ou toca (é incrível a veracidade dos fatos rsrs) Apesar de não apreciarem mudanças, costumam ser extremamente ágeis e sua especialidade, em matéria de locomoção, é pular. O pulo, além de muitas vezes facilitar a captura de alimento, é uma excelente forma de escapar dos predadores. Pois nossa carne macia é agradável ao paladar de pássaros, répteis (sou venenosa viu Guilherme? rsrs) e do próprio homem.


Bjus
Sapinha